É um processo eletroquímico realizado através de banhos alcalinos e ácidos somados a uma corrente elétrica. Este processo promove a formação de uma camada uniforme de óxido de alumínio que confere excelente acabamento superficial para os perfis, além de proporcionar proteção eficaz contra o intemperismo, ar salino, marítimo e atmosfera industrial.
A ANODIZAÇÃO de perfis de alumínio é constituída por várias etapas de ação química, eletroquímica e eletrolítica seguidas por lavagens adequadas. No fluxograma abaixo podemos visualizar a sequência de operações utilizadas na linha de anodização:
DESENGRAXANTE: Remove da superfície do alumínio óleos, graxas, gorduras e filme de óxidos gerados por exposição ao meio ambiente.
FOSQUEAMENTO: Nivela pequenos riscos e manchas proporcionando um acabamento fosco- acetinado uniforme.
NEUTRALIZAÇÃO: Elimina superficialmente óxidos de outros metais que formam a liga do material processado, bem como os resíduos dos produtos da etapa anterior.
ANODIZAÇÃO: Processo eletroquímico que promove a formação de um filme uniforme de espessura controlada de oxido de alumínio em toda a superfície do material. Veja a tabela de classificação abaixo:
COLORAÇÃO: Processo eletrolítico que deposita no interior dos poros formados pela anodização sais metálicos específicos. A cor no alumínio é obtida em função do tempo no processo, quanto maior a permanência mais escura a cor.
SELAGEM: Última etapa do processo, fecha os poros por hidratação do óxido de alumínio, proporcionando a proteção desejada aos perfis.